2024
MÚSICA SEM CAPA Setembro. 2024
Uma cadeira paciente esperou no centro do palco do Bota a entrada de André. Fomo-nos reflectindo nela e sentámo-nos à sua frente. Assomámos à porta do disco de reclamações e do outro lado estava André de peito aberto para nos permitir a travessia, ressalvando para entrarmos sozinhos ou em pares, com intervalos de tempo e silêncio.
Cantautor de transmutações poéticas da matéria que somos feitos, chamou o agitador para exorcizar quimeras. Chamou-nos a dançar a noite sonhadora, enquanto nos acicatou a mente a estabelecer uma nova ordem com palavras arquitectas de harmonia.
Cantador irrepreensível de sismos, poetiza ventos siderais lá do palco e assistirá, por certo, à paisagem de ouvintes inclinados em si mesmos a estremecerem. A cadeira foi ficando curta para um gigante que vimos crescer mais um bocado. A música foi-nos adentrando como um mundo com ganas de nos pertencer, e os ossos da nossa cabeça anuíram ao abrirem-se para o digerir.
Palavras vestidas de terapeutas visitaram-nos a vida interna, normalmente fechada e apenas disponível para visita com marcação prévia. Debruçámo-nos sobre o nosso peito e ouvimos as reclamações que o inquietam, na certeza de que André oferecer-nos-á uma cadeira escutante de silêncios explicativos. O disco de reclamações abre-nos a porta para a escavação da pele, fornecendo utensílios minuciosos sob a vigilância atenta dos olhos de André.
A cidade iluminou-se no caminho de volta a casa, nesta sexta-feira de sorte.
RAQUEL FOLIÃO
2023
REGIÃO DE LEIRIA Junho. 2023
"A história, controversa e quase desconhecida, foi o ponto de partida para um texto e uma experiência sonora e imersiva na torre, algo "que falasse dessa mulher que foi muito maltratada pela história", explicou.
Tiago iniciou uma investigação histórica – "a Wikipédia só diz mentiras sobre D. Mécia" -, foi descobrindo mais factos sobre a vida da rainha e, com "uma equipa muito pequenina", A Turma produziu "todo um universo", com música original e sonoplastia minuciosa, para convidar à "imersão na intimidade" de Mécia, "sozinha na torre, após muitos meses de solidão, e psicologicamente afetada".
2022
2021
TREMPOLINO, France Fevereiro 2021
"André Júlio Turquesa est de ceux qui nous désarment avec une facilité déconcertante. Ce multi-instrumentiste surprend avec une folk audacieuse, parfois luxuriante, mais toujours bien orchestrée. Il aime tricoter une musique où l'on se love avec plaisir, brodée d'inspirations jazz plus sauvages. Un talent de composition d'ailleurs déjà mis au service du théâtre, du cinéma et de la télévision. Et lorsqu'il nous chante en portugais, en anglais ou en français de sa voix de braise, sa sincérité nous touche en plein cœur. Son 4ème album est attendu avec impatience. Il y a de quoi : son dernier disque Orgônio figure parmi les 50 meilleurs albums portugais de 2020."
NO SOLO FADO, Espanha Dezembro 2020
"Con un pelín de retraso, ya está aquí la lista de los mejores discos portugueses de 2020. Este año en el que hemos cumplido nuestro quinto aniversario, ha sido raro en todos los ámbitos y el de la música no iba a ser menos. Hay muchos discos que han visto retrasado su lanzamiento, otros muchos que han surgido inspirados por el confinamiento y las situaciones vividas por la pandemia, y otros, salieron antes de que todo esto nos alcanzara. (...)"
2020
HeadLiner Portugal Outubro 2020
(...) A sua pose com a guitarra clássica fez lembrar um guitarrista de flamenco. O músico fez algumas intervenções entre as interpretações revelando-se feliz por estar a atuar ao vivo por entre este "novo desafio que a vida propõe".
O seu registo sonoro segue uma tendência folk com um pendor pelo folk americano sendo que pelo meio há influências lusitanas perceptíveis. (...)

VILA NOVA Outubro 2020
"O alternativo André Júlio Turquesa, apresentou, de forma integral, este sábado, no Teatro-Cinema de Fafe, o seu segundo disco - Orgônio. Desta feita, em concerto adiado em relação à sua data prevista por força da pandemia, assistimos a uma apresentação em formato ligeiramente diferente de anterior ocasião: em quarteto."

FREEPASS Guimarães Outubro 2020
"...A par dos grandes nomes que se encontram no cartaz, o Westway LAB assinala ainda um intenso programa que pode ser seguido online com os prometidos showcases que não vão acontecer presencialmente com nomes como André Júlio Turquesa, Samuel Coelho, Julian Zyklus, Hickeys, Aka Neomi, Misia Furtak, Lily Arbor, Carnival Youth, entre muitos outros..."
NiT Maio 2020
" O Play it Safe Weekend vai decorrer no Hard Club, no Porto, mas ainda não tem data marcada. Apesar disso, já tem vários artistas confirmados, entre os quais André Júlio Turquesa, Coelho Radioactivo, Homem em Catarse, Luca Argel, O Manipulador, Noiserv, Samuel Úria, Best Youth, Emmy Curl, Luís Severo, Surma, Valter Lobo, Lince, Whales e The Legendary Tigerman, entre outros."
TimeOut Abril 2020
"..O concerto que estava marcado para sexta 17 no Centro e Laboratório Artístico de Vermil vai agora acontecer online. André Júlio Turquesa vai apresentar às 21.30 no Facebook o álbum Orgônio, uma busca selvagem pelo que há de mais intenso nas memórias, influências, referências e suas constantes conjugações..."
Expresso Fevereiro 2020
"A maior parte dos artistas não são conhecidos do grande público, mas têm todos grande qualidade", assevera o programador. A ilustrar essa mesma aposta em talentos emergentes, mais uma estreia no 48/20. O ciclo encerra no dia 27 de junho com um concerto de André Júlio Turquesa, cantautor representativo da uma nova geração de músicos nacionais, pronto para dar a provar o seu álbum de estreia."
Tracker Magazine Fevereiro 2020
"...André não segue um mapa de escrita mas vai deixando pistas como se abrisse um jogo sem regras sobre a mesa, um tabuleiro onde se vai adivinhando os carimbos no seu passaporte de músicas, evoluções, descobertas e influências...."
"...Quem chega é somente a alvorada de um escritor de canções de mérito próprio e ímpar nos campos da Lusitânia falada e cantada... seja em português, inglês ou francês. Vital é a descoberta imediata deste Orgônio turquesa...."
2019
Glam Magazine Novembro 2019
"...Assustado de inicio mas abrangente ao fim de uns minutos, o interveniente acidental nesta noite de nome grande no hard Club superou os obstáculos que eventualmente poderiam surgir mas o seu lado mais intimo, o mesmo que alberga as suas canções que contam histórias por vezes distantes mas sempre aconchegantes..."
Revista RUA Agosto 2019
"A noite de segunda-feira foi preenchida pelo folk dos portuenses Les Saint Armand. Apesar do nome francês, este grupo reconhecido pela música com raízes folk e pela canção de autor de dimensão coral privilegia o português na sua essência da palavra. O quinteto animou a famosa rampinha, nome que é dada à rua Formosa, local onde existe a maior concentração de diversão noturna da vila, criando uma atmosfera mística entre o habitual cliente da noite e o espectador de um concerto, que coabitaram no mesmo espaço de uma forma natural e simpática. A banda veio apresentar o novo disco de originais Na Memória da Paisagem, lançado na primavera deste ano."
Público ÍPSILON Junho 2019
No Sólo Fado, Spain Junho 2019
"...el compositor se sirve de la magia dulce del piano y el poder de sus palabras para contarnos su sueño de ser un superhéroe. El sonido de los teclados, los envolventes coros y su voz, crean la atmósfera perfecta para contar esta historia en la que desde el primer momento uno se sumerge con gusto y se deja llevar por el placer de la simple belleza de la música."
NCS
Vice, Portugal Junho 2019
"...A honestidade melódica e vocal de André Júlio Turquesa, antes conhecido como de Turquoise, é desarmante. De uma linha de piano meio vagabunda, "Super-Herói" cresce para uma daquelas canções de construção e sentimento pop que não queremos que acabem..."
Sérgio Felizardo
Glam Magazine Junho 2019
2018
Stalking Project, Portugal Junho 2018
"Se este concerto pode servir de exemplo, é aposta segura dizer que o álbum (com lançamento previsto para o final do ano) marcará a presença da banda como um nome forte no panorama musical português."
Stalking Project
Jornal de Notícias, Porto, Portugal Maio 2018
"Em palco, acompanhado apenas por um instrumento, o projeto do músico é também uma viagem a solo, sem companheiros de banda..."
Rádio SBSR, Lisboa, Portugal Fevereiro 2018
"Música pessoal, íntima, eterna, músico extraordinário. Uma autoestrada numa planície alentejana em pleno verão, e carregar no acelerador enquanto a música cresce."
Luís Severo
Bodyspace, Porto, Portugal Janeiro 2018
"TOPESTOPES ILUSTRES 2017..."
Luso Jornal, Paris, França Janeiro 2018
"Está na hora de entrarmos no mundo sensitivo do vilacondense André Júlio Teixeira, que lançou recentemente o seu primeiro 'EP' a solo enquanto "De Turquoise" - "Camomila". A intimidade sussurrante dos temas é-nos apresentada, principalmente, através da sua guitarra e voz e, desta forma, nos surge o convite para apreciarmos uma expressão musical muito própria e pessoal."
Clara Teixeira
Threshold Magazine, Portugal Janeiro 2018
"André Júlio Teixeira, músico multi-instrumentista mais conhecido pelo seu alter ego de Turquoise, estreou-se nas edições de estúdio no passado mês de novembro com o EP Camomila que está já a ser um sucesso na França, o que levou propositadamente a ingressar numa mini-tour em terras gaulesas..."
Sonia Felizardo
2017
Fantastic TV, Portugal Dezembro 2017
"Les Saint Armand no 7º lugar nas 20 Melhores Músicas Portuguesas 2017."

Jornal Renovação, Vila do Conde Novembro 2017
Público ípsilon, Portugal Agosto 2017
"[...] A vida em Cem Soldos continua e, por isso, a folk muito pop dos Les Saint Armand, com o desembaraço rítmico do jazz, tem de conviver com os sinos da igreja que está por trás deles. E ninguém se importa. [...]"
Pedro Rios
La Croix, Paris, França Fevereiro 2017
"[...] Billy Bibbit, l'enfant sacrifié sur l'autel de la « mère » (André Júlio Teixeira, bouleversant de fragilité) [...] Cosmopolite, mêlant joyeusement langues et accents anglais, yougoslaves, portugais..., la distribution réunit des acteurs-bateleurs exceptionnels recrutés au fil des pérégrinations : Andre Julio Teixeira, Vincent Gracieux et Dominique Prié, Tony Wadham, Fredericka et Paddy Hayter [...] "
Didier Méreuze
l'Humanité, Paris, França Fevereiro 2017
"[...] les comédiens du Footsbarn Theatre (André Júlio Teixeira, Vincent Gracieux, Naomi Canard, Haka Resic, Dominique Prie, Tony Wadham, Fredericka Hayter, Paddy Hayter) proposent une adaptation saisissante du roman de Ken Kesey « Vol au dessus d'un nid de coucou » [...]"
Gérald Rossi
Dmpvd Théâtre, Paris, França Fevereiro 2017
[...] On ne saurait parler d'acteurs tant ils "incarnent". Une mention particulière à André Júlio Teixeira, un Billy Bibbit qui nous fait entrer dans la fragilité des êtres, de tout être. [...]
Anne Warembourg
TIME OUT Paris, France Janeiro 2017
"André Júlio Teixeira's Billy Bibbit is perfectly endearing, arousing the audience's protective instincts..."
Max Carleton-Smith
Time Out Porto, Portugal Janeiro 2017
"Les Saint Armand [...] folk delicadamente dedilhada que valoriza palavras que falam de amor e loucura.[...]"
Ana Patrícia Silva

2016
Culturarte, Porto, Portugal Novembro 2016
"Não são novatos nem estreantes nas lides musicais, mas "Nó" é assim o primeiro álbum de estúdio da banda que já conta com quase 10 anos de carreira. O Passos Manuel foi o palco dessa esperada estreia, e nós não poderíamos deixar de aparecer."
Culturarte
Jornal de Notícias, Portugal Novembro 2016
"O nome pode atraiçoar os mais distraídos, já que o grupo canta todo o seu reportório em português. Com percussão sentida e dedilhados calmos na guitarra, os cinco elementos prometem expor as seis músicas que constam naquele que é o seu primeiro álbum gravado em estúdio."
Catarina Nascimento
SoundSpread, Portugal Novembro 2016
de Turquoise no Três a Solo
ENTREVISTA em Vídeo.
Bodyspace, Portugal Outubro 2016

Público, Guia do Lazer, Portugal Outubro 2016
"Três concertos a solo de três guitarristas, com o guitarrista Peixe, ex-Ornatos Violeta/Pluto que agora se dedica à exploração instrumental, Homem em Catarse, que toca e canta ocasionalmente, e De Turquoise, projecto do também actor André Júlio Teixeira."

Independent, Ireland Agosto 2016
"Footsbarn Theatre performing at the Electric Picnic Experience."

La Montagne, Auvergne, France Julho 2016
La Montagne, Auvergne, France Junho 2016
"[...] Le jeune guitariste portugais de Vila Do Conde est arrivé au théâtre par le saxo, puis il s'est formé aux arts du cirque et du clown. Aujourd'hui, au sein du Footsbarn, il s'attache au rythme du phrasé de Billy et à son bégaiement. Et ajoute-t-il pour conclure : « Pour ce qui est de ta place dans l'histoire, tu la trouves avec les comédiens qui sont là, c'est là que ton personnage arrive... »[...]"
Papierski Edouard
Regardactu, France Maio, 2016
Les 45 ans du Footsbarn Travelling Theatre.
Didier Ciancia
La Montagne, France Abril 2016
"Dans la salle de répétition du Footsbarn avec André, comédien, musicien de la compagnie, et Olivier Brandicourt, du duo aérien les Sélènes. "
Papierski Edouard
2015
Rádio Santiago, Portugal Outubro 2015
"Pelo estúdio principal da Rádio Santiago passaram, no último sábado, dois dos artistas que participaram na edição 2015 do Guimarães noc noc."
Rádio Santiago
2014
Público Ípsilon, Portugal Outubro 2014
Samuel Silva
Guimarães TV Outubro 2014
Círculo de Transformação em Espelho em Reportagem.
The Guardian, England Julho 2014
"For me, the highlights of the festival felt much closer to home. There was a partially "immersive" production of Annie Baker's cult favourite Circle Mirror Transformation, which the company adapted to fit themselves, and which worked beautifully."
Andrew Haydon